Capacitação

APRESENTAÇÃO

Na era da tecnologia é natural a crescente demanda por uma modalidade de educação capaz de alcançar espaços geográficos antes considerados inviáveis pelo sistema tradicional de ensino. Dessa forma, Ambientes Virtuais de Aprendizagem [AVAs], enquanto recursos pontecializadores na mediação do processo de ensino e aprendizagem, dispontam como valiosas ferramentas na democratização do ensino em países de grandes extensões continentais territoriais, como o Brasil.

É através de AVAs que se estabelece não só a comunicação, como também a interação, a mediação e o acompanhamento dos alunos na modalidade EAD.

A partir desse contexto é que acreditamos residir a justificativa de realização de um curso de Formação Básica em Moodle para os professores da Universidade Federal de Campina Grande, exatamente nesse momento inicial de implantação dessa modalidade de ensino no âmbito da Instituição, como medida capacitiva no sentido de habilitar esses agentes formativos a utilizar o Moodle, dominando técnicas a nível de modelagem e gestão de cursos a distância e/ou presenciais que venha a utilizar a plataforma para disponibilizar parte de suas atividades na modalidade EAD.

 

CRONOGRAMA

O Momento presencial será desenvolvido nos dias 15 e 16 de Abril de 2013.

A continuação do curso, composta por atividades a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle da UFCG, ocorrerá no período de 17 a 30 de Abril de 2013.

 

METODOLOGIA

O Curso de Formação Básica em Moodle está dividido em dois momentos (um presencial e outro a distância) e será desenvolvido a partir do seguinte esquema metodológico:

 

.::. O momento presencial:

PRIMEIRO DIA:

Será ministrada aula expositiva-dialogada com o intuito de apresentar e discutir conceitos relacionados à EAD, objetivando fundamentar teoricamente essa prática docente.

  

SEGUNDO DIA:

Será apresentado o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, na visão do aluno e do professor;

Familiarizados com o ambiente gráfico do AVA, será apresentado o modo de edição do Moodle para: 1. manipulação de blocos; 2. manipulação de recursos (vide programação do curso); 3. manipulação de atividades.

  

.::. O momento a distância:

No primeiro momento serão ampliadas as noções relativas ao Planejamento de Cursos em EAD. Concomitantemente, cada participante terá acesso, durante o período de 15 dias, a uma área individual no Moodle, com privilégios de professor, para criar um curso piloto utilizando os recursos oferecidos pelo AVA e praticados no momento presencial deste curso.

 

OBJETIVO

Possibilitar aos participantes o domínio de técnicas específicas na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle para modelagem e gestão de cursos a distância e/ou presenciais.

 

PÚBLICO-ALVO

Professores que ministrarão, inicialmente, disciplinas no Curso de Especialização Lato Sensu em Direitos Humanos e tutores que auxiliarão os docentes.

 

PRÉ-REQUISITOS

Constitui pré-requisito:

 

* Possuir e utilizar conta de e-mail;
* Ter conhecimentos básicos sobre windows a nível de usuário;
* Ter conhecimento de operações básicas na internet (downloado, upload, uso de formulários web, etc.);
* Ter disponível um computador pessoal com conexão banda larga para acesso residencial com os seguintes softwares: adobe acrobat reader, real player/windows media player e pacote office;
* Disponibilidade de tempo: mínimo de 5 horsa semanais para a parte do curso que será desenvolvido a distância.

 

OBSERVAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO

Orientações sobre o funcionamento do curso:

Respeitando os princípios norteadores da modalidade de Educação a Distância, o participante tem total liberdade para definir o horário que lhe convem acessar a plataforma para realizar as 

atividades programadas (assistir vídeos, ler os textos de cada semana, realizar atividades e participar de fóruns);

É altamente recomendável que o participante mantenha certa regularidade na frequência ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, de maneira a criar uma rotina de estudos capaz de manter a motivação ao longo curso;

As dúvidas surgidas após o encontro presencial e durante o período a distância devem ser encaminhadas via mensagem na plataforma ao(s) tutor(es) que deverão retornar feedback em até 48h.

AVA Net PROFIAP/UFCG

banner moodle profiap banner moodle profiap2016

AVA Net UFCG Virtual

banner-moodle-pos banner_moodle_ext banner-moodle-presencial banner-moodle-eventos
UFCG CAPES PRETO