Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Como Funciona

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 12h43 | Última atualização em Segunda, 02 de Julho de 2018, 17h11 | Acessos: 97

O que é um LMS?

     A definição de LMS (Learning Management System/Sistema de Gerenciamento do Aprendizado) surgiu para dar nome a um conjunto de ferramentas que integram um sistema que é responsável pela gestão de cursos e treinamentos à distância, com o objetivo de simplificar a administração em uma organização.   

     É a partir desse conjunto de ferramentas que nasce o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA NET), um espaço destinado à criação de grupos de estudo baseados em uma filosofia de construção colaborativa do conhecimento.


Como escolher um LMS?

      Uma das decisões mais importantes quando pensamos em iniciar um projeto de educação a distância passa pela escolha do LMS, que pode ser um fator decisivo na implantação e sustentação do projeto que envolverá gerenciamento administrativo, custos financeiros e recursos humanos.

     O sistema deve ser capaz de personalizar perfis de administração, para facilitar o acesso, de acordo com o mapeamento de competências dos stakeholders envolvidos, como: administradores de cursos, designers instrucionais, tutores, suporte técnico e alunos.

Exemplos de LMS de código aberto: AulaNet, .LRN, Moodle , Sakai Project, TelEduc.

      A Universidade Federal de Campina Grande optou pelo Moodle como LMS em função de ser uma plataforma largamente utilizada em Projetos de Educação a Distância nas mais diversas Instituições Públicas e Particulares de Ensino Superior no Brasil, o que demonstra a sua estabilidade e acessibilidade em relação à sua implantação, gestão e manutenção.


O que é o AVA NET?

     Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) são tecnologias digitais que disponibilizam ferramentas, que variam de acordo com cada ambiente, para mediação e gerenciamento de Projetos de Educação a Distância.

     Estes sistemas são mais um desdobramento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que aproveita os novos recursos da chamada WEB 2.0 para a troca de informações através da comunicação em rede.

      Os Ambientes Virtuais são disponibilizados por meio do acesso à Internet e em sua interface gráfica, são oferecidas ferramentas síncronas e assíncronas, ou seja, ferramentas de comunicações simultâneas e não-simultâneas.

 

Como funciona um AVA?

     Um Ambiente Virtual de Aprendizagem funciona semelhante a um Portal de Conteúdos organizados e disponibilizados a partir de um LMS, onde o objetivo básico é promover Educação a Distância.

 

Algumas características de um AVA:

  • O acesso ao conteúdo é feito através de um login e senha;
  • Pouco conteúdo fica disponível ou visível aos usuários não cadastrados;
  • Há perfis de usuários com permissões diferentes (p.ex: Administrador, Professor, Tutor, Aluno e Visitantes);
  • Os Cursos são separados em Salas Virtuais e o acesso é restrito por código, senha e/ou inscrição feita e aprovada pelo responsável pelo curso;
  • As ferramentas disponibilizadas compõem um conjunto de recursos selecionados com base em um propósito essencialmente pedagógico, portanto, voltadas para uma situação de ensino-aprendizagem;
  • Há formas variadas de comunicação entre os agentes participantes de cursos disponibilizados em um AVA: chat, mensagem, fórum, etc;
  • Professores e tutores possuem diversas formas de fazer o acompanhamento e a participação dos alunos, realizar e corrigir atividades com atribuição de nota, enviar mensagem, etc.
registrado em:
Fim do conteúdo da página